A pergunta que me colocam é a mesma que faço, muitas vezes, quando me encontro com clientes que querem iniciar processos de Coaching. É esta a pergunta que persiste em mim e nas pessoas que me procuram. Não há uma resposta simples. O Coaching é um processo de transformação interna, uma possibilidade de nos encontrarmos connosco e com todos os nossos eus. A procura de um coach tem por trás, normalmente, uma necessidade específica, uma busca de respostas a questões que, na vida das pessoas, persistem. E as questões que persistem na vida de todos nós são aquelas que, muitas vezes, não enfrentamos para podermos tomar consciência de que um novo caminho é possível.

O Coaching é para todos os que querem mudar, alcançar objetivos, estabelecer metas, interiorizar novos hábitos, tomar decisões, organizar a vida e organizarem-se por dentro.

O Coaching é para todos os que querem mudar, alcançar objetivos, estabelecer metas, interiorizar novos hábitos, tomar decisões, organizar a vida e organizarem-se por dentro. O Coaching não é para todos porque nem todos querem mexer na sua própria vida, ou porque não precisam, ou porque não têm coragem ou porque consideram inútil esta abordagem.

Não escolhemos todos as mesmas cores, do mesmo modo que podemos procurar um coach face a uma qualquer necessidade de mudança ou realização, podemos entender não necessitar, podemos não querer, com toda a legitimidade, fazê-lo, podemos não acreditar no processo ou não querer olhar para ele.

E porque nem todos escolhemos as mesmas cores, nem todos vamos pelo mesmo caminho. O Coaching, na sua essência e segundo os princípios nos quais se baseia, é para todos e, ao mesmo tempo não é, porque há sempre quem decida não embarcar na viagem por não ter a bagagem pronta. E isto não é bom nem é mau. Isto do ser e do não ser é o que é, e o que é, não encerra, em si, julgamento ou avaliação.

Paula Capaz

Leave a Reply