Testemunhos

«Confirmo que o trabalho de coaching surge como uma ferramenta importante e muito adequada aos tempos atuais. Após a sessão apercebi-me melhor de que se trata de um trabalho para potenciar convergências usando instrumentos “afinadamente” preparados, tal como uma experiente agulha de acupuntura. Destaco a importância de proporcionar momentos de realinhamentos (biográficos, mas não só..) da(s) escuta ativa (coach e coachee) e da relação de confiança estruturadora de um posicionamento mais positivo e ativo. Acredito que se destina “a todos”, a diferentes grupos profissionais, etários… Saliento os “educadores” (pais, professores…) diariamente confrontados com questões e decisões que se avivam na idade adolescente; os “académicos” (em qualquer fase do seu percurso) e todos os desempenhos (profissionais, mas não só) em que o confronto com o Outro é diário, é constante.
Ficou claro que as transformações operam tal como ondas concêntricas a ecoar muito para além da relação central coach-coachee.
Por tudo isto, desejo os maiores sucessos para o projeto, pois acredito serem interações mais humanas e uma sociedade mais compreensiva o que também se propõe a partir deste núcleo (e esta já é a visão de uma socióloga…)»
FF

«O coaching é uma excelente ferramenta para quem traça novos objetivos pessoais ou profissionais e procura um caminho para os atingir. Ao longo das sessões de coaching realizadas, senti que cada uma me ajudou a pensar sob novos pontos de vista de problemas ou questões que tinha em mente. O facto de verbalizar esses problemas ou questões e falar sobre elas com a minha coach, ajudou-me nesse momento a ter novas perspetivas e assim definir um caminho mais claro para o que queria e a forma de o alcançar.»
JM

«Foi num ambiente confortável e de grande confiança que iniciei o meu processo de Coaching. Pude ouvir-me de forma eficiente, sem fugas, distrações ou atrasos, com alguém focado em mim e no meu objetivo, de forma extremamente profissional e em total aceitação. Durante as várias sessões, fui descobrindo o que me impedia de agir, de forma a ir em direção ao meu objetivo. O trabalho de crescimento continua, irá durar o resto da vida, mas este trabalho permitiu dar grandes passos em frente.»
VR

«Foi sem dúvida a maior das introspeções que já tive na minha vida, olhar para dentro não é fácil e pensar sobre nós mesmos é muito difícil, e a Paula Capaz conseguiu que eu fizesse isso de uma forma muito natural. Foi sem dúvida um grande crescimento como pessoa, que irá durar para sempre. Muito obrigada.»
Noémia

«O processo de coaching que tivemos pode ser resumido com a seguinte frase: obtenção de dinâmicas e soluções para harmonizar os projetos e relações em que estamos envolvidos.»
AP

«Foi um desafio superado na medida em que me ajudou na descoberta de ferramentas para atingir objetivos pessoais e profissionais. Os momentos de introspeção permitiram ganhar confiança e clareza e assim abrir caminhos para os atingir de forma mais fácil e eficaz.»
EM

«Foi fantástico ter tido esta oportunidade de trabalhar contigo, Maria João, que me ajudou muito a estruturar algumas ideias e a encontrar soluções e ferramentas para lidar com o trabalho a vários níveis.
Obrigado pela ajuda. Sinto realmente que às vezes é preciso parar para pensar, sistematizar, contabilizar e basicamente agir de forma mais enquadrada numa framework e não tão “solta”.
O grande key take-away para mim é que ganhei algumas ferramentas e soluções para enfrentar os pontos que foram sendo levantados ao longo das sessões, mas essencialmente ganhei a capacidade de escalar estas ideias para futuros desafios, questionando-me sempre sobre a forma, o propósito e essencialmente quais são os passos que tenho de fazer para resolver uma situação em particular.»
André

«Hoje foi a minha última sessão do processo de coaching profissional com a Maria João Martins.
Quer ter sucesso? Acredito que muitos profissionais queiram algo além, no entanto, nunca se estruturaram para definir o que realmente querem para as suas vidas. Eu sei o que quero e no início do processo possuía muitas crenças, envergava muitos desafios. Hoje posso dizer que tudo mudou!
Recomendo fortemente o processo de coaching da Maria João. Mesmo que saiba o que quer e esteja num alto nível hierárquico, vai-se surpreender!
A palavra de hoje é gratidão por ter conhecido a Maria João.»
Cristiane Araújo

«Em fase de exames, a minha filha  saiu calma para o exame e regressou com um sorriso  e serena, conseguiu estar focada no exame e tem estado orientada no seu estudo e gerindo o tempo dela. Obrigada por todo o acompanhamento que realizou. Foi bem acolhido pela minha filha e reflete-se nos passos que tem dado, sentimo- la mais segura e orientada nos seus objetivos para esta fase da vida.»

AC

Ao concluir hoje uma formação em coaching, revivi o momento em que tive contacto, pela primeira vez, com o Coaching.

Através da Coaching-pt, encontrei a Paula Pereira num momento da minha vida em que me sentia perdida e desmotivada com a minha atividade profissional e com os diversos papéis de mulher, mãe, esposa e profissional. O coaching e a Paula Pereira permitiram simplificar as situações e ver que muitas vezes consideramos problemas em situações que podem ser excelentes oportunidades de vida. Sem saber, apercebi-me que despoletou o meu interesse pelo meu desenvolvimento pessoal de tal forma que procurei saber mais e mais e assim, iniciei a realização da Certificação em Coaching. Estou muito grata à Paula Pereira e à Coaching-pt por me terem permitido procurar conhecer melhor, pôr-me em causa e em efeito, ouvir-me atentamente e por iniciar um outro caminho da minha vida que eu não sabia que existia.

JCM

«Comecei com o meu proverbial ceticismo. Não só de quem tem algumas reservas em relação a estas terapias, como de quem já experimentou várias ajudas sem sucesso assinalável. Não demorei, no entanto, ainda na primeira sessão, até estar de espírito aberto e vontade de ser ajudado. E dei comigo a usar esta ajuda como incentivo para acelerar o meu processo de autoanálise. Acabei o coaching focado em melhorar-me nas áreas que decidi abordar. Não me parece que tivesse conseguido isso sozinho. Não, certamente, em tão curto espaço de tempo. Obrigado.»
AGP

«Comecei por ouvir falar de “coaching” como uma técnica de desenvolvimento pessoal! Resolvi experimentar e recorri, com esperança, a ela! Revelou-se uma excelente ajuda porque, na indecisão de qual o melhor caminho a seguir numa situação, me permitiu direcionar, de forma ponderada, a minha opção para o que acabei por considerar mais equilibrado. O coaching leva-nos a separar o acessório do essencial, a descomplicar e a definir, de forma faseada, a resolução de uma questão. Foi uma experiência muito libertadora e clarificadora! No final, revelou-se tranquilizadora!»

«O Coaching ajudou-me a progredir pessoalmente com os métodos certos. Não poderia estar mais satisfeito, pois era o que eu precisava e o que eu queria. Recomendo bastante. Muito obrigado.»
João

«O coaching guiou-me, deu-me um novo rumo, apontou-me uma direcção e, agora, coloca-me mais perto de um lugar que há muito ambicionava. Com resiliência, determinação e superação, consegui, por ora, encontrar AQUELE caminho. Sou eternamente agradecida à minha coach pela sua infindável paciência e por nunca ter desistido de mim.»
VD

«Procurei a Paula Capaz numa fase da minha vida em que necessitava de me sentir mais confiante. Precisava de esclarecer os meus objectivos profissionais e a Paula foi fundamental neste percurso. Ajudou-me a conhecer-me melhor e através da sua habilidade em coaching consegui identificar não só o que quero fazer como também o que me faz sentir feliz. Uma das coisas mais valiosas que a Paula tem é a capacidade de mudar a perspectiva das situações. Muitos dos problemas que tinha vinham inconscientemente de problemas pessoais e a Paula ajudou-me a identificá-los e a saber lidar com eles. É uma ouvinte fantástica que nos faz sentir muito à vontade e que, através das perguntas certas, nos faz descobrir o que precisamos para estabelecer metas, alcançá-las e celebrá-las.»
Cátia

«A Maria foi a melhor coisa que aconteceu à minha carreira e desenvolvimento pessoal. Entrei em contacto com a Maria alguns meses depois de começar um trabalho novo e exigente. Fui contratada para uma posição para a qual não possuía a experiência exigida em soft skills e queria iniciar a minha aprendizagem com um coach.
A Maria foi excelente desde o início. Começámos por desenvolver o plano do que iríamos abordar durante o processo e estabelecemos metas e expectativas. Não estava 100% certa do que queria e do que precisava de aprender e a Maria ajudou-me a ter clareza e a estabelecer algumas metas e marcos. Isso tornou todas as sessões produtivas: tínhamos algo para trabalhar e maneiras de saber se estávamos no caminho certo.
Amei o facto de o coaching ser realista e prático. Podia apresentar uma situação do trabalho na sessão, descompactá-la e encontrar maneiras de resolvê-la, enfrentar desafios semelhantes no futuro etc. A Maria pegou nas minhas frustrações e transformou-as em sessões nas quais aprendi e cresci mais do que teria em meses e meses tentando fazer isso sozinha.
Também fiquei surpreendida com o paralelismo entre carreira e desenvolvimento pessoal – quase todas as conclusões se aplicam também a como sou enquanto amiga, membro da família, parceira … e como me trato! Sinto que, sem querer, me tornei uma pessoa melhor – um fantástico bónus!
O meu conselho para quem quer reduzir a curva de aprendizagem e avançar é contratar um coach. E a Maria é ótima. Planeio ter mais sessões quando o trabalho e a vida apresentarem novos desafios.»
Mulher, 26 anos

«Num momento de transição profissional procurei o apoio de um coach para me ajudar a responder a algumas questões que bloqueavam o meu caminho. Após contactos com vários profissionais, a sessão zero que fiz com a Paula Capaz esclareceu as dúvidas e receios que pudesse ter em relação ao processo e decidi imediatamente avançar. Ao longo das várias sessões, a nossa relação foi pautada pela máxima seriedade, profissionalismo, sigilo e confiança, o que levou a que os objetivos estabelecidos inicialmente no contrato fossem atingidos de forma fluída e com total conforto da minha parte. O processo torna-se ainda mais valioso pelo facto das descobertas feitas terem todas partido de mim, juntando vários insights, experiências e ideias que eu já detinha. A Paula Capaz tem ainda mais mérito por nunca se ter imiscuído neste processo, sabendo guiá-lo com mestria e delicadeza. Foi fulcral na descoberta da minha missão e visão de vida. »

JPC

«A minha experiência de coaching com a Paula foi muito enriquecedora. A Paula é uma coach muito profissional, com uma presença extremamente empática e direcionada para os objetivos a atingir. Com a Paula, reforcei a minha opinião positiva sobre o contributo do Coaching,e o facto do mesmo  não se restringir, necessariamente, a uma área ou campo profissional. Com a sua intuição, escuta ativa e reformulação, a Paula proporcionou um espaço no qual eu consegui alcançar a mudança pretendida, mudança esta que era – essencialmente – de atitude, auto-aceitação e liberdade. Obrigada Paula.»

Inês Raposo

«Comecei estas sessões sem saber o que iria alcançar com as mesmas, mas a verdade é que o coaching me fez compreender processos interiores que nem sabia que existiam, e que me estavam a impedir de avançar. Os diálogos connosco próprios podem tornar-se muito confusos, um verdadeiro campo de batalha. As sessões com a Paula Capaz ajudaram-me a limpar este “campo”, organizar os pensamentos, definir objetivos claros.

A melhor analogia que consigo encontrar é como se fosse um verdadeiro serviço de limpeza dentro da minha cabeça, deixando ficar o essencial para alcançar o que pretendo, e deitando fora o que me estava a impossibilitar de avançar. Quero agradecer especialmente à Paula por me fazer sentir tão à vontade e por me dar a oportunidade de me descobrir melhor a mim mesma. »

Marta Gorjão

Testemunhos de professores

«Tomei consciência de que comunicar é a base de uma relação, pelo que há que perceber os seus códigos e a sua funcionalidade. A descoberta do perfil de personalidade e de como isso pode melhorar a nossa relação, conhecendo-me e conhecendo os outros.»

«Tomei consciência da importância da clarificação de conceitos e de processos fundamentais que, sendo usados por nós, estão absolutamente classificados em coaching.»

«As sessões deram-me ferramentas para o autoconhecimento.»

«Foi importante ficar dotado de inúmeras e novas ferramentas para comunicar melhor, de forma mais harmoniosa, equilibrada e sustentada e ainda fazer uma aprendizagem mais real no autoconhecimento.»

«Aprendi a pensar antes de agir, moderando a minha forma de comunicar em situações menos agradáveis.»

«O mais importante foi ter conhecimento da NVC (comunicação não violenta), tendo pena de não ter havido mais sessões de treino para eventual correção de erros.»

«Foi importante o conhecimento sobre o tema ficando a curiosidade e a motivação para aprofundar, tendo em conta que, além do nome, pouco mais sabia. Os momentos de reflexão e partilha foram muito gratificantes.»

«Fiquei com conhecimento de mais uma ferramenta para melhorar os relacionamentos a nível pessoal e profissional.»

«Foi muito útil conhecer e refletir sobre as questões da comunicação e descobrir que existem outras estratégias para resolução de conflitos.»

«Foi um desafio tentar compreender os outros, mas primeiro a mim como pessoa e quais os objetivos a atingir no meu quotidiano.»